Ponto Frio anuncia Iphone 5 em sua Loja sem Preços e Data para venda
10 de outubro de 2012
Atalhos do Teclado Mac – Facilitando sua vida
13 de outubro de 2012
Mostrar Todos

Iphone 5 – Primeiras impressões, desbloqueio e corte do chip

Desde que o Iphone 5 foi lançado, minha busca por ele foi intensa justamente pelo trabalho que presto e pela preocupação de estar sempre atualizado perante ao que está acontecendo no mundo da tecnologia, em especifico com a Apple. O primeiro questionamento era se eu comprava nos Estados Unidos ou aguardava ele chegar ao Mercado Brasileiro. Como a homologação pela Anatel é sempre uma incógnita e o lançamento no Brasil outro problema pois até chegar ao estoque das operadoras e lojas que venderão oficialmente, existe uma grande processo. Então através de um colega comprei e já tenho minhas primeiras impressões, dicas e entre outros para passar a vocês que acompanham meu Blog. Encomendei com meu colega Rafael e coloquei a mão no aparelho tão sonhado por muitos Apple Maníacos e pude sentir a grande diferença, comprovar que não é só mais um aparelho, mas sim um grande aparelho. A primeira sensação é “Cade a Bateria”? Sério o aparelho aumenta de tela e fica mais leve, como isso? Engenharia! Logo quando cheguei em casa e abri a caixa e gravei o seguinte vídeo que compartilho com vocês:

Primeiro Desafio

Como comentei, o iphone 5 está em falta e as poucas lojas que estão recebendo o aparelho, vem bloqueado como foi o meu caso que foi comprado na BestBuy sendo um aparelho full price da A&T. O aparelho veio bloqueado e me restava 3 alternativas para o desbloqueio.

  1. A primeira tentativa fiz exatamente como o recomendado pelo pessoal da www.macmagazine.com.br. A ideia era basicamente restaurar o aparelho pelo Itunes e pronto! O que não aconteceu comigo, pois justamente era uma aparelho comprado fora de uma Apple Store. O Aparelho A&T comprado na BestBuy vem com o compartimento SIM Locked (bloqueao) pois nos Estados Unidos essa operadora usa o CDMA e não GSM como nós. O Iphone já vem preparado para as duas tecnologias e como o GSM não é usado pela A&T eles deixam travados. Apesar de vir bloqueado, eles deixaram bem claro que qualquer pessoa pode solicitar o desbloqueio que eles iriam realizar tranquilamente porém o processo é na base de preencher um formulário e enviar por fax, além de aguardar de 7 a 14 dias para receber o desbloqueio. O formulário para solicitar o desbloqueio por meio de fax pode ser acessado pelo site www.att.com/deviceunlock/client/pt_BR.
  2. Com o Iphone 5 nas  mãos e por ser uma pessoa muito impaciente, parti para segunda alternativa. A opção que usei foi a deste site  www.iphoneimei.info que além de verificar se o seu Iphone é Bloqueado, tem no rodapé um e-mail que você envia o IMEI do aparelho, solicitando o desbloqueio e logo em seguida recebe uma fatura para pagar via PayPal e em até 24 horas o desbloqueio é realizado.
  3. Como terceira tentativa, conversando com o grande Breno Massi, fui indicado a usar o serviço que ele já usou e também deu certo. Como eu já tinha solicitado na opção acima, não cheguei a usar essa opção mas deixo o link caso queira tentar usar o procedimento. Pelo que pude olhar no site, eles prometem o desbloquear entre 1 hora chegando no máximo 24 horas, pagando uma taxa extra!

Como prometido, em menos de 24 horas, recebi o aviso: “You iphone is unlocked, just need to connect to itunes”. Pluguei o Iphone 5 no meu MAC e restaurei de fábrica e logo após fiz a restauração total dos arquivos que estavam armazenados no Icloud. Após isso eu me deparei com a 3 etapa!

Transformando um Micro Sim TIM em Nano Sim

Como a única operadora que está vendendo o nano chip aqui no Brasil é a Vivo, e já informo que já tem para vender na Vivo do Shopping Mueller porém infelizmente tenho um plano pós pago na TIM e neste caso me resta resolver o problema  cortando o chip. Consegui em 3 tentativas:

  1. O primeiro chip cortei errado pois não percebi que tinha lado!
  2. O segundo fiz com meu amigo Danilo Brandão dentro do Shopping Palladium e funcionou perfeitamente!
  3. Para que o pessoal que está lendo este post, resolvi comprar mais um chip e gravar todo procedimento de corte para que fique bem explicado. Para o corte usei o manual feito pelo pessoal da Iphone Zen, que pode ser baixado no site www.iphonezen.com.

Como vocês assistiram, o procedimento é simples e não leva mais que 20 minutos. É importante ter as ferramentas corretas! Eu usei no vídeo fita adesiva para ser mais preciso no corte, mas nada impede de você usar fita dupla face para colar o chip no papel e riscar onde vai rolar o corte e desgastar com o estilete! Tome muito cuidado com a trilha! Ela não é cortada. Para que você compare o corte veja como ficou o meu chip perante ao que veio com o Iphone 5 da A&T:

Minha intenção não era deixar este post tão extenso, então encerro por aqui essa aventura e para aqueles que estão me perguntando onde comprei o meu aparelho, basta escrever um e-mail e conversar com o Rafael da Protec Eletrônicos – protecml@gmail.com. Vendedor de confiança.

Já estou usando o novo aparelho e nos próximos posts quero comentar um pouco mais sobre ele, até mesmo a respeito do fone de ouvido que eu já posso dizer que melhorou, tanto em design quanto em qualidade de sonora!

Grande abraço a todos.

Anderson Olsen
Anderson Olsen
Sou curitibano e trabalho como desenvolvedor WordPress, Consultor em Inovação e Tecnologia, programando, customizando e desenvolvendo sites/blogs/lojas e plugins para a ferramenta WordPress. Nas horas vagas, mantenho este blog sobre tecnologia relacionando os melhores assuntos do mundo Apple, também abordo tudo o que vier à tona com relação a desenvolvimento web, WordPress, E-Commerce, tecnologia, gadgets, novidades e eletrônicos. Resumindo, comunico todos os fatos importantes e interessantes.